PLANO DE AULA
| ||||||||
DISCIPLINAS:
CIÊNCIAS, GEOGRAFIA E PORTUGUÊS
|
DATA:
17/03/2014
|
SÉRIE:
3.º ANO FUNDAMENTAL
|
PROFESSOR:
SELMA FAGUNDES
| |||||
UNIDADE DE CONTEÚDO: RECURSOS NATURAIS
| ||||||||
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
* Conscientizar;
* Ampliar conhecimento sobre Bacia Hidrográfica;
* Perceber as conseqüências que nossos atos causam aos rios;
* Organizar e reconhecer o que causa danos aos rios;
* Descrever situações de poluição dos rios;
* Valorizar a preservação dos rios;
* Abordar os benefícios que os rios trazem a comunidade; e
* Concluir por eles mesmos que os rios é parte importante pra termos uma boa qualidade de vida.
|
CONTEÚDOS
* Bacia Hidrográfica;
* Espécies que vivem nas margens dos rios;
* Comunidade ribeirinha;
* Pesca;
* Histórias relacionadas aos rios, o porquê desses nomes;
* Vegetação nas margens, se são naturais ou humanizadas; e
* Localização das cidades que passam esses rios, na nossa cidade qual o fator que causa mais poluição aos rios.
|
NÚMERO DE AULAS
*3 aulas.
|
ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO
* Exposição do tema;
* Vídeo relacionado ao tema, destacar aos alunos que esse vídeo servirá de base para as discussões posteriores;
* Aula in loco próximo a nossa cidade, para conhecer os rios;
* Criação de histórias em quadrinhos, que despertem o interesse pela preservação dos rios, exposição desses trabalhos na escola;
* Pedir para que conversem com seus pais sobre o assunto, em sala de aula formar um circulo e discutir o que descobriram com os pais; e
* Abordar a importância de manter os rios limpos.
|
RECURSOS
* Ônibus;
* Dinheiro;
* Televisão e vídeo;
* Retro projetor;
* Computador e material de sala.
|
AVALIAÇÃO
* Debater o que foi estudado;
* Teatrinho sobre poluição e preservação;
* Trabalho em grupo, com maquetes.
* Poderá também avaliar durante a aula a in loco, com perguntas sobre o rio, a vegetação, participação de cada aluno; e
* Desenvolver pequenos textos sobre o que eles viram e a qual conclusão chegaram.
| |||
Bibliografia:REVISTA NOVA ESCOLA
|
Esse blog tem por objetivo compartilhar conhecimentos na área da educação, visando aperfeiçoar minha formação superior como estudante de pedagogia, interagindo através da troca de informações nessa área especifica.
terça-feira, 3 de junho de 2014
Plano de aula/ Fundamnetos e Prática do Ensino de Geografia/ A ação do homem nos rios que banham a nossa Região.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário