terça-feira, 3 de junho de 2014

Plano de aula/ Fundamnetos e Prática do Ensino de Geografia/ A ação do homem nos rios que banham a nossa Região.


PLANO DE AULA



DISCIPLINAS:
CIÊNCIAS, GEOGRAFIA E PORTUGUÊS


DATA:
17/03/2014


SÉRIE:
3.º ANO FUNDAMENTAL

PROFESSOR:
SELMA FAGUNDES


UNIDADE DE CONTEÚDO: RECURSOS NATURAIS


OBJETIVOS
ESPECÍFICOS   

* Conscientizar;
* Ampliar conhecimento sobre Bacia Hidrográfica;
* Perceber as conseqüências que nossos atos causam aos rios;
* Organizar e reconhecer o que causa danos aos rios;
* Descrever situações de poluição dos rios;
* Valorizar a preservação dos rios;
* Abordar os benefícios que os rios trazem a comunidade; e
* Concluir por eles mesmos que os rios é parte importante pra termos uma boa qualidade de vida.








CONTEÚDOS

* Bacia    Hidrográfica;
* Espécies que vivem nas margens dos rios;
* Comunidade ribeirinha;
* Pesca;
* Histórias relacionadas aos rios, o porquê desses nomes;
* Vegetação nas margens, se são naturais ou humanizadas; e
* Localização das cidades que passam esses rios, na nossa cidade qual o fator que causa mais poluição aos rios.

NÚMERO DE AULAS

*3 aulas.

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO

* Exposição do tema;
* Vídeo relacionado ao tema, destacar aos alunos que esse vídeo servirá de base para as discussões posteriores;
* Aula in loco próximo a nossa cidade, para conhecer os rios;
* Criação de histórias em quadrinhos, que despertem o interesse pela preservação dos rios, exposição desses trabalhos na escola;
* Pedir para que conversem com seus pais sobre o assunto, em sala de aula formar um circulo e discutir o que descobriram com os pais; e
* Abordar a importância de manter os rios limpos.

RECURSOS

* Ônibus;
* Dinheiro;
* Televisão e vídeo;
* Retro projetor;
* Computador e material de sala.
AVALIAÇÃO

* Debater o que foi estudado;
* Teatrinho sobre poluição e preservação;
* Trabalho em grupo, com maquetes.
* Poderá também avaliar durante a aula a in loco, com perguntas sobre o rio, a vegetação, participação de cada aluno; e
* Desenvolver pequenos textos sobre o que eles viram e a qual conclusão chegaram.
Bibliografia:REVISTA NOVA ESCOLA





Nenhum comentário:

Postar um comentário