domingo, 8 de junho de 2014

Plano de Aula árvore genealógica/ Metodologia e Prática de Ensino Professora Paula.

PLANO DE AULA

DISCIPLINAS:
PORTUGUÊS, HISTÓRIA.

DATA:05/06/2014.

SÉRIE:3.º ANO FUNDAMENTAL.

PROFESSORAS:SELMA FAGUNDES, BERNADETHE SOUZA.

UNIDADE DE CONTEÚDO: IDENTIDADE

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
  Reconhecer a importância das relações familiares;
Identificar os papéis exercidos por cada membro familiar;
Reconhecer o grupo de convívio mais próximo e as relações de respeito entre eles;
Conhecer a própria história,construindo a identidade;
Construir o conceito de família;
Identificar antepassados;
Incentivar a valorização da família.
Proporcionar momentos de encontros e descobertas com a identidade pessoal de cada aluno por meio de atividades interessantes que os levem a pesquisas.

CONTEÚDOS:
Família, minha
História, construindo
minha identidade, arvore genealógica.

NÚMERO DE AULAS

*3 aulas.

ENCAMINHAMENTO METODOLÓGICO:
Conversar com os alunos na rodinha o que venha a ser família para eles compreenderem a formação dos diferentes grupos familiares e discutir sobra à importância da família em nossa vida. Ressaltar que o grupo familiar, as pessoas que convivem na mesma casa. Demonstrar através de figuras, diversos modelos de família. Propor que os alunos comentem oralmente como é sua família e quais pessoas compões.

Depois professor distribuirá uns livrinhos em formato de maçãs para as crianças, com a ajuda dos pais ou responsáveis, a criança escreverá uma pequena história sobre sua família. Esta ficha ajudará as crianças a saberem mais sobre sua história.

Em seguida construir junto com as crianças uma árvore genealógica, depois cada criança lê sua história e cola a maçã na árvore, assim todas as outras crianças terá acesso à historinha dos seus colegas, refletirá como foi se conhecer melhor e também conhecer o outro;

RECURSOS:

Evas coloridos, tesoura, cola papelão, caneta,
Papel sulfite, velcros, e colas  3 D.

AVALIAÇÃO:

Observar o desenvolvimento e dedicação de cada aluno na realização da atividade proposta.
Mediante a observação continua e registros dos avanças e descobertas de cada um, tanto no desempenho oral quanto na escrita, interpretação.



Bibliografia: http://aartedeestagiar.blogspot.com.br/2011/05/plano-de-aula-sobre-familia.html,
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnicaAula.html?Aula=28344.



4 comentários: